quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Ultimas Rodadas

Depois de muita confusão, jogos atrasados e goleada polêmica, apenas uma rodada separa a primeira fase da fase final do segundo turno. Ontem foram realizados os muitos jogos atrasados, restando apenas 2. Com isso, a classificação vai se modelando.

No grupo A, Raul e Serjão garantiram a vaga antecipadamente. Raul só não termina lider caso Serjão consiga reverter a vantagem de 7 gols (a menos) sofridos. A disputa entre as outras duas vagas está entre Edmilson, Ricardo, Rosa, Jorge, Geraldo e Augusto. Enquanto Edmilson e Ricardo dependem apenas deles, os outros precisam vencer e torcer por combinações de resultados.

No grupo B Omar, Marcelo e Jairo estão garantidos na fase final. Pedro, Eric, Rivelino, Hugo, Geomari e até Jair ainda tem chances! Pedro é o único que depende de si mesmo.

Amanha serão realizados os ultimos dois jogos atrasados, e na próxima terça feira, a 12ª e última rodada. Vale ressaltar que, os jogos que atrasarem só poderão ser realizados até quinta-feira da mesma semana.

Brasileiro de Futebol de Mesa - Paraíba

Aconteceu neste último fim de semana ( 09 a 11 de Outubro) o XXXVI Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa, realizado na cidade de João Pessoa - Paraíba.

Mais uma vez a Bahia brilhou na competição, trazendo nada mais nada menos que 9 troféus de um total de 16. Porém, devemos registrar o avanço técnico dos demais estados a ponto de não conquistarmos nenhum título de campeão nas categorias SÊNIOR, MASTER e JUNIOR, pelo segundo ano consecutivo.

Neste evento quebramos nosso recorde em participação da Bahia, foram 56 inscritos contra 53 no nordestão em Maceió, 22 jogaram na categoria Especial, 15 no sênior, 13 no máster, 4 Junior e 2 no livre.

O grande destaque da competição foi Diógenes, com gritos de "eterno" Diógenes e muita emoção sagrou-se campeão da categoria especial, dez anos após seu último título brasileiro. Agora ele chega ao quinto campeonato e se isola ainda mais dos demais vencedores desta competição.

Sem sombra de dúvida Diógenes é nosso botonista mais respeitado e reconhecido, detentor do maior número de títulos pela Federação, uma referência dentro e fora de campo, para muito um mestre para outros o "Pelé" do Futebol de Mesa, um nome para jamais ser esquecido.

RESULTADO:

CATEGORIA ESPECIAL

Esta é a categoria que o baiano mais gosta e mais leva vantagem, continuando o grande índice de aproveitamento e também sua superioridade técnica, nada mais nada menos que os quatro primeiros colocados eram baianos, sendo que dois destes estavam até a semi-final com 100% de aproveitamento, Diógenes e Cláudio (mais conhecido como Teta).

Em uma das semifinais, encontro de mestre com aluno, Diógenes x Gabriel, jogo de altíssimo nível, com belas jogadas e lances de categoria, para delírio do público que estava torcendo e assistindo a partida. Mais, no final prevaleceu à experiência do professor e este passou com um empate (0 X 0), já que tinha este direito por ter melhor campanha.

Na outra semi-final o "garoto" Têta (garoto em comparação ao seu adversário) não resistiu à experiência do seu adversário, o já calejado Aragão com seu jogo seguro e altamente preciso, venceu por 2 X 1 revertendo à vantagem e passando à final, tendo construído o resultado em um jogo equilibrado e com emoção até o final.

A partida final foi resolvida em menos de dez minutos quando Diógenes fez 2 X 0 em Aragão, a partir daí Diógenes só vez administrar o jogo até o seu "apito" final.

Ao encerrar a partida o grande campeão comemorou seu título aos gritos repetidos e incisivos "ETERNO DIÓGENES" e recebe calorosas palmas e comprimentos dos atletas que assistiam à partida, não faltando elogios merecidos dos seus adversários, como o Danilo-ACRA que o parabeniza dizendo" VOCÊ É UMA LENDA DO FUTEBOL DE MESA" exaltando tudo que foi e é feito por este grande botonista!

PARABENS "MESTRE" VOCÊ É UM EXEMPLO E ORGULHO DO FUTEBOL DE MESA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

1º Diógenes - Bahia(Baiana)- 9 vitórias e 1 empate.
2º Aragão - Bahia(ACRA)
3º Cláudio "Teta" - Bahia(Gremio Cosme de Farias)
4º Gabriel - Bahia(Baiana)

CATEGORIA SÊNIOR (acima de 45 anos)

Mais uma vez estávamos na disputa com uma grande participação de baianos, nossos concorrentes diretos são os Capixabas que nos últimos anos tem se tornado um das potências nesta categoria. Só que não esperávamos encontrar no caminho, além de um capixaba, uma das lendas do Futebol de Mesa, Carlos Rebouças-RN que conseguiu eliminar nosso Adailton em uma das semifinais pelo placar de 1 X 0. O mesmo ocorreu com Gerdival saindo para Serginho - Espírito Santo, (1 X 1), com isto passando à final e logo após sagrando Bi-campeão brasileiro consecutivo.

1º Serginho - Espírito Santo
2º Carlos Rebouças - Rio Grande do Norte
3º Gerdival - Bahia(Liberdade)
4º Adailton - Bahia(Baiana)

CATEGORIA MASTER (acima de 55 anos)

Assim como na categoria Sênior tivemos dois baianos entre os quatro primeiros, sendo que desta vez conseguimos chegar à final, só que infelizmente não conseguindo levar o caneco. Em uma das semi-finais tivemos Cristovam contra Hélio - Alagoas e na outra Batatinha X Eduardo - Paraíba, no final das duas Hélio passou por Cristovam e Batatinha passou por Eduardo.Na grande finalíssima nosso Ba - ta -ti - nha nasceu... não conseguiu levantar a taça, sendo essa ganha pelo Helio por 1 X 0 nos minutos finais em bola rebatida.

1º Helio - Alagoas
2º Cezar Batatinha - Bahia(AFMA)
3º Eduardo - Paraíba
4º Cristovam - Bahia(Lapinha)

CATEGORIA JÚNIOR (até 18 anos)

Neste ano tivemos poucos motivos para comemorarmos nesta categoria, onde só conseguimos um único troféu com o vice-campeonato do garoto Wescley, atleta da ACRA, que não conseguiu superar o seu adversário, Rafinha - Rio Grande do Norte, na final e perdeu por 1x0, assim ficando em segundo lugar na competição.

1º Rafinha - Rio Grande do Norte
2º Wescley - Bahia(ACRA)
3º Yago - Rio Grande do Sul

Fonte: Federação Baiana (Gabriel e Tosta)